Vereadora Hélvia Almeida presta contas de seus 14 meses com Secretária de Educação

por asscom1 — publicado 13/03/2018 11h19, última modificação 13/03/2018 11h19

Vereadora Hélvia Almeida - PSD

A Vereadora Hélvia Almeida - PSD, participou de sua primeira sessão como Vereadora do Município de Guadalupe, depois de ter solicitado a Prefeita Neidinha Lima - PSD a exoneração do Cargo de Secretária Municipal de Educação, cargo que ocupou por 14 meses.

Nesta primeira sessão a Vereadora fez um relato deste período em que esteve a frente da maior secretaria do Município.

Iniciou suas palavras agradecendo a Prefeita Neidinha Lima, pelo convite e confiança a ela depositada, durante todo o período em que esteve a frente da secretaria e por ter entendido seus motivos para deixar o cargo e assumir o mandato para a qual foi eleita.

Disse ainda que 2017 foi um ano muito difícil por ter sido o ano da maior crise política e econômica da história deste país, ressaltou que todos entendem que um primeiro ano de nova gestão é sempre muito difícil por ser um ano de adaptação e transição, onde se trabalha com recursos do ano anterior.

Hélvia agradeceu a equipe gestora da educação do Município, que de maneira eficiente começou um trabalho de mudança na educação do Município.

Ao assumir a Secretaria de Educação a realidade foi de caos, escolas depredadas, sem carteiras, sem material, citou os exemplos das escolas CEDEG e Sebastião Pereira Lima que receberam os maiores investimentos para poder funcionar, mas todas as escolas receberam retoques para garantir o mínimo de condições de funcionamento.

Em 2017 depois de muitos anos os professores passaram com capacitações diversas e não só os professores mas os servidores da educação e citou:

Capacitações para Merendeiras, sobre o meio ambiente, Inclusão Social, CENDROGAS.

Foi realizada a 1º Semana Pedagógica, Implantado o Programa Saúde na Escola - PSE, Palesta sobre Auto Estima, Prova Brasil e IDEB, PNAIC, Extensão da jornada escolar, CAE - Conselho da Merenda escolar, 3º Conferência Municipal de Educação.

Disse ainda que os dados do senso escolar do Município estavam desatualizados e com muitas informações que não condiziam com a realidade da educação no Município e tudo foi feito de maneira correta, garantindo mais investimentos para o futuro de nossa educação.

Hoje o Município voltou a ter programas como o PNAIC, Mais Educação, Mais Alfabetização, para o futuro Guadalupe ainda ganhará escolas conectadas, Nutri-SUS, Plano de ações articuladas - PAA que irá garantir recursos para reformas das escolas, cursos para professores, novos ônibus escolares e muitos outros avanços até 2020.

Por fim Hélvia Almeida se solidarizou com a família da Sra. Jesus  e do Dr. Ludgero por seus falecimentos e parabenizou as mulheres pela passagem do dia internacional das mulheres.